quarta-feira, 9 de setembro de 2009

TOLLE, O RETORNO !

EU FUI ALÍ, BUSCAR MINHAS MEDICAÇÕES HOMEOPÁTICAS PARA ALERGIA, E, NA VOLTA, ENCONTREI ALGUÉM QUE NÃO VEJO FAZ TEMPO.
REALMENTE ACHO QUE FUI LEVADA À RUA PARA ENCONTRÁ-LA...COMEÇAMOS A CONVERSAR EM PÉ, NA ESQUINA DA MARQUÊS COM A PAISSANDU. MAS O PAPO FOI ENGROSSANDO, FICANDO CAUDALOSO DEMAIS, ONDAS SURGINDO DAS PROFUNDEZAS E TEMI SERMOS ARRASTADAS PELA RUA ABAIXO, TAMANHA FORÇA DAS ÁGUAS INFORMANTES.
A PESSOA , COMO UMA MARY POPPINS (COMO SERÁ QUE SE ESCREVE?JÁ AVISEI QUE AQUI NÃO ESTÁ ALGUÉM MUITO PREOCUPADA COM ESSAS FORMALIDADES, AUSENTES EM OUTRAS CULTURAS COMO O DIALETO CRIOULO : SE ESCREVE COMO SE FALA.) , FOI ABRINDO A MENTE E DESPEJANDO INFORMAÕES INTERESSANTÍSIMAS SOBRE SAÚDE, INDICANDO LIVROS,SITES,OBJETOS, RESTAURANTES, CURSOS.
LIVROS E SITES QUE VOU PESQUISAR PARA AS POSTAGENS AQUI.
DEPOIS DE TANTA DOAÇÃO, ENGRENOU UM PAPO ONDE DEMONSTROU NÃO TER NOÇÃO DO VALOR DE SUAS INFORMAÇÕES, DE SUAS ATITUDES DELIBERADAS EM LEVAR O BEM PARA AS PESSOAS. E FALAMOS DE DOR, DE DORES ANTIGAS, DE DORES SUPERADAS E A SUPERAR.
O QUE ME FEZ SENTAR AQUI E POSTAR, NOVAMENTE, A FALA BRILHANTE DE ECKHART TOLLE.
A CONVERSA, CLARO, ME RECORDOU AS MAZELAS EMOCIONAIS DA TIA IVONE.ESSE VÍCIO DE SOFRER. DE NEGAR O QUE DE BOM HÁ, AO REDOR DELA.SE BEM QUE O COMPOSTO FLORAL PARA A MENTE CONTINUA SENDO MINISTRADO E ELA MELHOROU ALGUMA MUITA COISA, NESSES ÚLTIMOS DIAS... EU LEMBREI FOI DOS MOTIVOS...E PENSEI SOBRE ELES.
OS MOTIVOS DA TIA.
OS MOTIVOS DA MINHA AMIGA.
OS MEUS MOTIVOS.
OS MOTIVOS DE TODOS.

" CARREGANDO O PASSADO

A INCAPACIDADE, OU MELHOR, A RELUTÂNCIA DA MENTEHUMANA EM DEIXAR DE LADO O PASSADO, É PRIMORDIALMENTE ILUSTRADA NA HISTÓRIA DOS DOIS MONGES ZEN, TANZAN E EKIDO, QUE CAMINHAVAM NUMA ESTRADA ENLAMEADA DEPOIS DE UMA FORTE CHUVA. PRÓXIMO A UMA ALDEIA, ELES ENCONTRARAM UMA MOÇA QUE ESTAVA TENDO DIFICULDADES EM ATRAVESSAR A ESTRADA POR CAUSA DA LAMA. SE ELA CONTINUASSE A CAMINHAR, ESTRAGARIA SEU QUIMONO DE SEDA. SEM TITUBEAR, TANZAN A PEGOU NO COLO E A CARREGOU PARA O OUTRO LADO DA ESTRADA.
OS MONGES PROSSEGUIRAM NA SUA CAMINHADA EM SILÊNCIO.CINCO HORAS DEPOIS,QUANDO JÁ ESTAVAM PERTO DO TEMPLO ONDE PASSARIAM A NOITE, EKIDO NÃO CONSEGUIU MAIS SE CONTER.
- POR QUE VOCÊ CARREGOU A MOÇA PARA O OUTRO LADO DA ESTRADA?
- PERGUNTOU - NÓS, MONGES, NÃO DEVEMOS FAZER ESSAS COISAS.
- FAZ HORAS QUE COLOQUEI AQUELA JOVEM NO CHÃO - RESPONDEU TANZAN. - VOCÊ AINDA A ESTÁ CARREGANDO?
AGORA, IMAGINE COMO SERIA A VIDA DE ALGUÉM QUE VIVA COMO EKIDO O TEMPO TODO,INCAPAZ DE PARAR DE PENSAR NAS SITUAÇÕES OU NÃO QUERENDO FAZER ISSO E ACUMULANDO CADA VEZ MAIS "MATERIAL" DENTRO DE SI. ISSO NOS DÁ UMA IDÉIA DE COMO É A VIDA DA MAIORIA DAS PESSOAS. QUE PESADO FARDO DO PASSADO ELAS CARREGAM NA MENTE.
O PASSADO VIVE EM NÓS NA FORMA DE LEMBRANÇAS, NO ENTANTO ELAS EM SI MESMAS NÃO SÃO UM PROBLEMA. NA VERDADE, É POR MEIO DELAS QUE APRENDEMOS COM NOSSAS EXPERIÊNCIAS E COM OS ERROS QUE COMETEMOS.SOMENTE QUANDO AS RECORDAÇÕES,ISTO É, OSPENSAMENTOS SOBRE O PASSADO,NOS DOMINAM COMPLETAMENTE É QUE ELAS SE TRANSFORMAM NUM FARDO,COMEÇAM A SER PROBLEMÁTICAS E A FAZER PARTE DO QUE ENTENDEMOS COMO O EU. NOSSA PERSONALIDADE, QUE É CONDICIONADA PELOPASSADO,SE TORNA NOSSA PRISÃO. ESSAS MEMÓRIAS SÃO INVESTIDAS DE UMA PERCEPÇÃO DO EU, E NOSSA HISTÓRIA PASSA A SER A PERCEPÇÃO QUE TEMOS DE NÓS MESMOS. ESSE "PEQUENO EU" É UMA ILUSÃO QUE OBSCURECE NOSSA VERDADEIRA IDENTIDADE COMO A PRESENÇA ETERNA E SEM FORMA.
NOSSA HISTÓRIA,PORÉM,É FORMADA POR LEMBRANÇAS MENTAIS E EMOCIONAIS - EMOÇÕES ANTIGAS QUE SÃO REVIVIDAS CONTINUAMENTE. ASSIM O MONGE QUE CARREGOU O FARDO DO RESSENTIMENTO POR CINCO HORAS, ALIMENTANDO-O COM PENSAMENTOS, A MAIORIA DAS PESSOAS LEVA CONSIGO UMA GRANDE QUANTIDADE DE BAGAGEM DESNECESSÁRIA TANTO MENTAL QUANTO EMOCIONAL, AO LONGO DE TODA A VIDA. ESSES INDIVÍDUOS SE LIMITAM COM RESSENTIMENTOS, ARREPENDIMENTOS,HOSTILIDADE E CULPA. SEU PENSAMENTO EMOCIONAL SE TORNA SEU EU E,ASSIM,ELES SE APEGAM A VELHAS EMOÇÕES PORQUE ESTAS FORTALECEM SUA IDENTIDADE.
POR CAUSA DA TENDÊNCIA HUMANA DE PERPETUAR EMOÇÕES ANTIGAS,QUASE TODO MUNDO CARREGA NO SEU CAMPO ENERGÉTICO UM ACÚMULO DE ANTIGAS DORES EMOCIONAIS, QUE EU CHAMO DE "CORPO DE DOR".
PODEMOS, NO ENTANTO,PARAR DE ACRESCENTAR AO CORPO DE DOR AQUILO QUE JÁ TEMOS. SOMOS CAPAZES DE APRENDER A REFREAR O HÁBITO DE ACUMULAR E PERPETUAR ANTIGAS EMOÇÕES BATENDO NOSSAS ASAS,METAFORICAMENTE FALANDO, E NOS ABSTENDO DE VIVER COM A MENTE NO PASSADO, NÃO IMPORTA SE UM ACIDENTE ACONTECEU ONTEM OU A 30 ANOS ATRÁS. TEMOS COMO APRENDER A NÃO MANTER VIVOS ACONTECIMENTOS E SITUAÇÕES E, EM VEZ DISSO, SEMPRE DIRIGIR A ATENÇÃO PARA O MOMENTO PRESENTE - PURO, ATEMPORAL - , EM VEZ DE NOS DEIXARMOS ATRAIR POR HITÓRIAS MENTAIS PRODUZIDAS PELA MENTE. ASSIM, NOSSA PRÓPRIA PRESENÇA SE TORNA NOSSA IDENTIDADE, E NÃO NOSSOS PENSAMENTOS E NOSSAS EMOÇÕES.
ABSOLUTAMENTE NADA QUE TENHA ACONTECIDO NO PASSADO PODE NOS IMPEDIR DE ESTAR PRESENTES AGORA. E, SE O PASSADO NÃO TEM COMO EVITAR NOSSO ESTADO DE PRESENÇA, QUE PODER ELE TEM? "

PELO QUE POSSO ENTENDER DA FALA DO TOLLE, QUALQUER SEMELHANÇA COM O SISTEMA LÍMBICO NÃO É MERA COINSIDÊNCIA...
COM AS FORMAS PENSAMENTO TAMBÉM NÃO...
SOBRE AS FORMAS PENSAMENTO FAREI UMA POSTAGEM ESPECIAL,COM INDICAÇÕES DE UMA ESSÊNCIA ÓTIMA PARA DISSOLVER ESSAS SOBRAS ENERGÉTICAS DE NÓS MESMOS, QUE, MESMO CONTRA NOSSA VONTADE, SE VOLTAM CONTRA NÓS.
A TIA TEM UM PUNHAL ATRAVESSADO NA ALMA.
A TIA TEM UM FILHO NA LAMA.
EU TENHO A POESIA, PARA TRADUZIR ESSAS COISAS DE DOR E SANGUE:


GUITARRA

PUNHAL DE PRATA JÁ ERAS,
PUNHAL DE PRATA!
NEM FOSTE TU QUE FIZESTE
A MINHA MÃO INSENSATA.

VI-TE BRILHAR ENTRE AS PEDRAS,
PUNHAL DE PRATA!
- NO CABO, FLORES ABERTAS,
NO GUME, A MEDIDA EXATA,

A EXATA, A MEDIDA CERTA,
PUNHAL DE PRATA,
PARA ATRAVESSAR-ME O PEITO
COM UMA LETRA E UMA DATA.

A MAIOR PENA QUE EU TENHO,
PUNHAL DE PRATA,
NÃO É DE ME VER MORRENDO,
MAS DE SABER QUEM ME MATA.

Cecília Meireles /Viagem

A LETRA É "O" E A DATA 24 DE AGOSTO.

NO FLOWERS, TONIGHT.
PAZ E LUZ
CRIS