quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Fotos com a Tia Ivone...

Com a Narizinho (Fernanda)
Pituca


A muvuca das segundas-feiras...


Ivone e Ivonete, a dupla caipira!



Pituca tentando mostrar os 4 dentes!





A tia e a Bete Oliveira,a fisio ...





A tia, injuriada por ter que ficar sentada...






















RENDA-SE

COMO EU ME RENDI
MERGULHE NO DESCONHECIDO
COMO EU MERGULHEI
NÃO SE PREOCUPE EM ENTENDER
VIVER ULTRAPASSA TODO ENTENDIMENTO.

CLARICE LISPECTOR

Bom dia!
Ivone dorme bem e eu ... também!
Finalmente consegui descobrir qual o caminho do meio, na dosagem do remédio para dormir,que o médico prescreveu...
Mas o TOC continua:
21 horas...Ivone chama...
-Filhinha, eu quero dormir!
-Mas tia, é tão cedo...não quer mudar o canal?Ouvir rádio?
-Não, eu estou cansada...
-Então tá...
Cubro e cuido...
Dez minutos depois:
-Filhinha, eu mudei de idéia...
-Foi?Então vou ligar a tv!
-Não! Eu quero que você me bote para dormir!
-Mas eu já botei..mas boto de novo ,tá?
-Tá
Cinco minutos depois:
-Petita!
-Sim,tia!
-Eu quero ir dormir!
- Tá...vou lhe cobrir então(já estava coberta,claro..)
-Filhinha!Ô filhinha!
-Pronto tia...
-Eu quero ir dormir...
-Então vou apagar a luz!(Já apagada..)
-Até amanhã,obrigada,sim?
-Durma bem,tia Ivone.
-Cinco minutos depois:
-Petita!(Ela esqueceu que tem sininho na grade da cama e fica chamando)
-Ôi,tia!
-Essa luz desse negócio está muito forte.Apaga?
-É o abajur...a senhora gosta assim, mas eu apago.
-Tá.Obrigada.
Meio minuto depois:
-Petita!!
-Sim,tia!(Eu já atacada...)
-Está muito escuro!Liga aquele negócio...

E assim caminha Ivone Pereira !!!!

Já me referi a uma comunidade num site de relacionamentos, o orkut, sobre a Doença de Alzheimer e doenças afins: Alzheimer Research. A moderadora, Rosana Nied, acabou de se despedir da mãe...
Há tópicos maravilhosos na comunidade, e mesmo que nada escreva, muitas vezes, entro e leio.
Há um tópico nomeado NOVO LUTO AQUI que nos deixa a par de quem perdeu alguém.
Em homenagem a essas pessoas, hoje a postagem é sobre luto.Algo tão necessário e saudável que a apressada e desatenta sociedade de consumo tenta abafar. E que o pessoal da comunidade sabe fazer com primor...
Passei por isso diversas vezes, na vida...escutei o famoso ""pense em outra coisa, não pensa em baixo astral não""!
Ah! Os temperamentos! Exercícios de compreensão e tolerância!
Por isso me calei anos e arranjei uma gastrite legal.Até contratar um amigo pago:uma psicóloga.Mas já vão os anos e hoje tenho o cuidado de compartilhar minhas histórias não com os que amo simplemente

, e sim com os que entendem.E sorte: consegui o famoso dois e um!
Vamos deixar de lero-lero e postar...

LIVRO:

""FINITUDE,
UMA PROPOSTA PARACREFLEXÃO E PRÁTICA EM GERONTOLOGIA""
Organização Ligia Py

.........................................................................................................................................

LUTO E LIDAR COM LUTO

OS CONCEITOS DE LUTO,DO LUTO PATOLÓGICO E DE SE LIDAR COM O LUTO TÊM A SUA ORIGEM NA PSICANÁLISE : SEGUNDO FREUD, A FUNÇÃO DO LUTO É A SOLUÇÃO GRADUAL DO VÍNCULO COM UMA PESOA PERDIDA OU UM OBJETO PERDIDO PARA ASSIM ABRIR A POSSIBILIDADE DE TRANSFERIR O LIBIDO EXISTENTE A UMA NOVA PESSOA OU UM NOVO OBJETO(FREUD 1975,198).PARA ISSO A PESSOA TEM QUE ELABORAR O SEU LUTO(TRAUERARBEIT)(FREUD 1975,199).SE A PESSOA NÃO TEM EXITO NESTA TAREFA ,ELA NÃO CONSEGUE,SEGUNDO FREUD, A SOLUÇÃO DO VÍNCULO.
O LUTO PODE SE TORNAR PATOLÓGICO,QUANDO OS SENTIMENTOS EM RELAÇÃO A PESSOA PERDIDA SÃO AMBIVALENTES,O QUE DIFICULTA OU IMPOSSIBILITA A SOLUÇÃO DOS VÍNCULOS E A TRANSFERÊNCIA PARA UMA OUTRA PESSOA. EM VEZ DE RETIRAR OS VÍNCULOS DO LIBIDO,A PESSOA SE AUTO-ACUSA DE TER CAUSADO A PERDA DA PESSOA OU DO OBJETO AMADO(FREUD,1975,P.204).ESTA AMBIVALÊNCIA PODE APARECER,QUANDO SE JUNTA À TRISTEZA SOBRE A PERDA DA PESSOA UM SENTIMENTO DE RAIVA POR TER SIDO ABANDONADO.
BASEANDO-SE NA PSICANÁLISE E EM MUITAS PESQUISAS DE CASOS CLÍNICOS, O SPIQUIATRA BRITÂNICO JOHN BOWLBY ELABOROU UMA TEORIA SOBRE A CRIAÇÃO DE LAÇOS AFETIVOS E SOBRE O ROMPIMENTO DESTES LAÇOS(BOWLBY 1971,BOWLBY 1975),TEORIA QUE NÃO TRATA EXCLUSIVAMENTE DA VIUVEZ,MAS TAMBÉM DA QUESTÃO DA PERDA DE OUTROS MEMBROS FAMILIARES.BOWLBY,DESTACANDO A FUNÇÃO BIOLÓGICA DE LUTO,ELABORA UM MODELO DE FASES DE LUTO PELOS QUAIS AS PESSOAS PASSAM FRENTE A PERDA DE UMA PESSOA AMADA(BOWLBY1977,P.115):

1.FASE DE TORPOR OU ATURDIMENTO,QUE USUALMENTE DURA DE ALGUMAS HORAS A UMA SEMANA E PODE SER INTERROMPIDA POR ACESSOS DE CONSTERNAÇÃO E (OU) RAIVA EXTREMAMENTE INTENSAS.
2.FASE DA SAUDADE E BUSCA DA FIGURA PERDIDA,QUE DURA ALGUNS MESES E,COM FREQUÊNCIA,VÁRIOS ANOS.
3.FASE DE DESORGANIZAÇÃO E DESESPERO.
4.FASE DE MAIOR OU MENOS GRAU DE REORGANIZAÇÃO


BOWLBY DIFERENCIA,SEGUINDO FREUD,ENTRE LUTO NORMAL E LUTO PATOLÓGICO.AS FORMAS PATOLÓGICAS DE LUTO,QUE PODEM MANIFESTAR-SE ATRAVÉS DE MUITAS DOENÇAS PSIQUIÁTTRICAS(BOWLBY1977,P.84),SÃO CAUSADAS PRINCIPALMENTE PELA INCAPACIDADE DE EXPRESSAR SEUS SENTIMENTOS,ESPECIALMENTE A RAIVA POR TER SIDO ABANDONADO(BOWLBY1977,P.78),MAS PODEM DERIVAR TAMBÉM DE EXPERIÊNCIAS TRAUMÁTICAS DE PERDAS NA INFÂNCIA(BOWLBY1977,P.85;P.206).
TRATANDO DA VIUVEZ MAIS ESPECIFICAMENTE,BOWLBY DESTACA NÃO SÓ A NECESSIDADE DE ELABORAÇÃO DO LUTO PELA PRÓPRIA PESSOA,MAS APONTA TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DO APOIO DA FAMÍLIA E DO AMBIENTE.ALÉM DISSO ,ELE CHAMA A ATENÇÃO QUE OS PROBLEMAS DA VIUVEZ NÃO SÃO SOMENTE DE CUNHO EMOCIONAL, MAS DE FORMA MAIS IMEDIATA UM PROBLEMA REFERENTE AO PAPEL NOVO DA VIÚVA OU DO VIÚVO,O/A QUAL DEVE ASSUMIR TAMBÉM PAPÉIS QUE O/A TINHA EXERCIDO/A ANTES(BOWLBY1977,P.134).
OS TRABALHOS E BOWLBY BEM COMO DE OUTROS PESQUISADORES, NA MAIORIA DOS CASOSMNORTE-AMERICANOS,DERAM ORIGEM A MODELOS DE ACONSELHAMENTO DE VIÚVOS E VIÚVAS,UM TRABALHO CUJA EFICÁCIA BOWLBY AVALIA COMO BASTANTE POSITIVO(BOWLBY1977,P.207).

SEGUINDO ESTA LINHA,WORDEN ELABORA A PROPOSTA DE UMA TERAPIA DE LUTO QUE TRANSFORMA AS QUATRO FASES DE LUTO EM TAREFAS,AS QUAIS UMA PESSOA ENLUTADA DEVE VENCER PARAELABORAR O LUTO(TRAUERARBEIT) E PARA SE REORIENTAR NUM MUNDO SEM O/A PARCEIRO/A. AS QUATRO FASES CONSISTEM EM:

A-ACEITAR A REALIDADE DA PERDA
B-ELABORAR A DOR DA PERDA
C-AJUSTAR-SE AO AMBIENTE ONDE ESTÁ FALTANDO A PESSOA QUE FALECEU
D-REPOSICIONAR EM TERMOS EMOCIONAIS A PESSOA QUE FALECEU E CONTINUAR A VIDA (WORDEN1998,P.23-30).

Como podemos ver, o tema é vasto, as teorias pululam e percebo que uma de nossas tarefas mesmo é oferecer o ombro amigo, ouvir,ouvir,ouvir...falar quando convidados...possibilitar caminhos-saídas para que esse labirinto onde habitam os enlutados não abriguem somente minotauros...que eles possam perceber nichos com flores(sim,elas existem...)e paredes verdinhas de esperança.
Li em outra publicação que a atitude de luto leva o rótulo de normalidade se dura até um ano.Pós esse período, a ajuda psicológica se faz necessária.
Mas conversemos um pouco mais!
A maneira de viver lutos depende também do caminho espiritual de cada um e da cultura na qual se vive.Recomendo dois filmes magníficos:
SONHOS, de Kurosawa(creio que a última parte...) e A PARTIDA, esse último ainda em cartaz aqui no Rio.
Lembrando ainda o auxílio das terapias ditas alternativas, as novas e fabulosas técnicas que estão pipocando por aí... por exemplo, FREQUÊNCIAS DE BRILHO.
Só na Terapia com Essências Florais,os rumos se aprumam, o leme volta a funcionar sim...e não falo por ser essa a minha função predileta, no momento.Falo por experiência própria: vivi ,aliás, engoli lutos cruéis.Tive 2 amigos que se foram em consequência das complicações que o HIV provoca.Pois naquela época nem os profissionais de saúde queriam papo...ninguém queria saber de nada, só um amigo,o Rô,que formatou esse blog.
Escutava muito que deveria sumir,vazar,desaparecer do convívio com eles,para não sofrer muito.Mas alguém com o meu tema astrológico natal jamais faria isso...
O processo deles foi longo,difícil,dolorosíssimo.Quando, depois de tudo, procurei uma homeopata, ela sugeriu que eu deveria usar florais.Eu aceitei,fui tratada bom tempo,curei as dores mais atrozes e....fui fazer a formação!!!
Que hoje,é minha profissão e paixão.

Deixo,novamente, a dica aqui,bem básica :

Para luto recente
saudade massacrante e limpeza do choque da peda,

RESCUE REMEDY + BLEEDING HEART

4 gotas de 3 em 3 horas até acabar o vidrinho!Sem contra-indicações,concomitante com quaisquer tratamentos que estejam sendo usados.

AS COISAS FINDAS
MUITO MAIS QUE LINDAS
ESSAS FICARÃO.
Drummond

Paz e Luz
Cris