terça-feira, 19 de janeiro de 2010

DEUS EXISTE, O AMOR É LINDO,""TUDO VALE A PENA SE A ALMA NÃO É PEQUENA"",E O MAIS IMPORTANTE É O VERDADEIRO AMOR !!!

Pois a tia depois da agonia das últimas semanas, com infecções,hospitais, injeções dolorosas, teve a sorte de ter a Dra Sabrina, aqui em casa.Que foi indicada pela meiga Elenira, também odontóloga.
E teve seus 4 dentinhos limpos,tratados, com Amor verdadeiro.E profissionalismo.Tão doce é a criatura que a tia deu seu coração flamenguista para ela!
Uma cena muito bonita...

Então o post de hoje tiro da revista Vida Simples, matéria sobre GRATIDÃO.
Para os que ainda não me conhecem bem,faço parte de um Instituto chamado INSTITUTO SRI SATHYA SAI DE EDUCAÇÃO EM VALORES HUMANOS,reginal Rio.Mas estou ""de licença"" para cuidar da tia,Um método de Educação criado na Índia, que se espalhou pelo mundo, pelo Brasil.Cursos gratuitos que devem ser repassados gratuitamente também...
Minha leitura do mundo e meu esforço por reforma interior passa pela vivência e reconhecimento dos Valores Humanos.
Pois a GRATIDÃo é um subvalor do AMOR.
Vamos lá...não digitarei a matéria inteira, mas trechos que são muito interessantes..Nem tenho mãos para isso...fica para a Carol, que conheci nesse curso de EVH.

REVISTA VIDA SIMPLES,FEVEREIRO DE 2010,EDIÇÃO 89
TEXTO :LIANE ALVES
ARTE:ADRIANA WOLFF

AQUILO QUE VOCÊ COMPARTILHA

TANTO SE FALA DE AMOR POR AÍ QUE ÀS VEZES ATÉ SE ESQUECE DAQUELA QUE,TALVEZ,SEJA UMA DAS ATITUDES MAIS AMOROSAS E FUNDAMENTAIS QUE EXISTEM: A GRATIDÃO.

GRATIDÃO É ISTO: O RECONHECIMENTO DE UM ATO DE AMOR,OU DE CONSIDERAÇÃO,VINDO DO OUTRO.É TAMBÉM A CONSCIÊNCIA DO QUE RECEBEMOS DE BOM DA VIDA.E UM OLHAR MAIS GRATO E APRECIATIVO DO MUNDO E DAS PESSOAS PODE TRANSFORMAR RADICALMENTE NOSSA MANEIRA DE VIVER. É DESE TIPO TÃO ESPECIAL DE SENTIMENTO, A GRATA APRECIAÇÃO - QUE TANTO NOS FAL FALTA E QUE TEMOS TANTA DIFICULDADE EM EXPRESSAR -,QUE VAMOS FALAR AGORA.DEGUSTE CADA LINHA,POIS ELAS PODEM MUDAR SUA VIDA.

FIZ UMA PEQUENA ENQUETE ENTRE MEUS AMIGOS COM A SEGUINTE PERGUNTA:
""QUAL FOI A ÚLTIMA VEZ QUE VOCÊ EXPRESSOU SUAGRATIDÃO?""
ESTAVA PEDINDO UM GESTO CONCRETO ,NÃO APENAS O RECONHECIMENTO DO SENTIMENTO OU UM ABRAÇO FORMAL,MAS A MANIFESTAÇÃO EXTERNA DAGRATIDÃO PELO QUE O OUTRO FEZ POR MEIO DE UM PRESENTE,UM CONVITE,UMA OFERTA DE ALGO MAIS PESSOAL.FOI CONSTANGEDOR.
""VOCÊ REALMENTE PRECISA DESSA RESPOSTA AGORA!?"",ME RESPONDEU A MAIORIA. UM DELES ATÉ ADMITIU:""TUDO QUE FIZ DE BOM ULTIMAMENTE FOI SÓ POR INTERESSE,PARA TER ALGO EM TROCA.ACHO QUE NÃO VALE,NÉ?""RESOLVI DAR UM TEMPO PARA TODOS PENSAREM E VOLTEREM A EME LIGAR.NINGUÉM SE HABILITOU. AH,SIM,ACABOU ME TELEFONANDO UM FOTÓGRAFO DE 35 ANOS,QUE ME DISSE,ISSO MESMO,HÁ PELO MENOS 20 ANOS,TINHA CONVIDADO A MÃE PARA JANTAR UM X-SALADA COM SEU PRIMEIRO SALÁRIO COMO OFFICE-BOY.FIQUEI PASMA.
E AÍ RESOLVI FAZER EU MESMA A PERGUNTA PARA MIM:
QUAL FOI A ÚLTIMA VEZ QUE VOC6E EXPRESSOU CONCRETAMENTE SUA GRATIDÃO?"
FIQUEI PASMA TAMBÉM.NÃO CONSEGUI ME LEMBRAR DE NADA SIGNIFICATIVO.
DEPOIS DESSA INTRIGANTE REVELAÇÃO,UMA FRASE DO PENSADOR LA ROCHEFOUCAULD FICOU ME MARTELANDO NA CABEÇA.ELA DIZ QUE NOS LEMBRAMOS COM UMA NITIDEZ INCRÍVEZ DE QUEM NOS FEZ MAL,MAS QUE QUASE NUNCA NOS RECORDAMOS DE QUEM NOS FEZ BEM.E MUITO MENOS AGRADECEMOS.
""QUANDO PEÇO ÀS PESSOAS QUE FAZEM COACHING(ACONSELHAMENTO PROFISSIONAL)SE LEMBRAREM DE ALGO PELO QUAL PODEM SER GRATAS, NORMALMENTE DÁ UM BRANCO"",EXPLICA A PSICOPEDAGOGA DALVA ARRAES.""A PALAVRA GRATIDÃO SE REFERE AO RECEBIMENTO DE UMA GRAÇA,POR ISSO FALAMOS EM AGRADECER,QUE SOMOS GRATOS.TODOS ESSES TERMOS TÊM A MESMA RAIZ. E RECEBER UMA GRAÇA SIGNIFICA QUE SOMOS ABENÇOADOS , QUE OBTIVEMOS UMA GRAÇA,QUE POR SUA NATUREZA É GRATUITA,OU SEJA,QUE NÃO DEPENDE DO NOSSO MERECIMENTO E QUE NOS CHEGOU INESPERADAMENTE.O PROBLEMA É QUE NÃO NOS DAMOS CONTA DO QUANTO ISSO É IMPORTANTE E ESPECIAL"",DIZ.
MAS POR QUE SOMOS ASSIM?A RESPOSTA REVELA ALGO QUE ESCONDEMOS COM MUITO DESLEVO : NOSSO EGOÍSMO.(Continua na próxima postagem..)

Segura peão!!!É sério...

Aí no trecho da matéria o motivo pelo qual adotei minha tia:uma gratidão enooooorme pelas delícias de minha infância. Delícias à distância, pois passei a morar em Recife com 4 anos de idade.A tia sempre me amou profunda e incondicionalmente.A tia trabalhava em uma butique em Ipanema,infantil, e então, em maio e dezembro,chegavam aquelas pacotes pelo correio cheios de roupas lindas...e eu me vestia como uma princesa.Mesmo sabendo que meu pai tinha um ótimo trabalho,funcionário federal,ela fazia isso.
E quando,em férias, eu vinha para o Rio, era muito colo, dengo,carinho.Ela me levava para a casa dela e fazia tudo o que eu adorava comer.O tempo passou e isso nunca mudou.Ela teve um filho, aos 40 anos e isso não mudou.
Pois é isso...
Quero ainda dizer de minha gratidão eterna pelos meus amigos ,sempre ao meu lado em todos os momentos. Em especial os 3 mosqueteiros das estrelas;o cavaleiro andante que formata meus blogs;pelos que conheci na Índia e que até hoje estão em minha vida, por um certo morador de Curitiba,e as pessoas que seguem esses blog e carinhosamente comentam(como uma certa loura de voz bela);sou grata à vida por um sem número de belos encontros,tipo o pessoal da comunidade da Rosana Nied,sou grata à existência de uma Pessoa , ao meu adorável Adiel,a todos que já passaram pela minha vida e deixaram heranças culturais e espirituais,aos profissionais de saúde que me tratam e trataram a tia ou o Adiel(postagem de 26 de maio de 2009).
A gratidão me toma sempre que olho o céu estrelado ou o céu nublado,num surto doce,contemplativo,agradeço a essa Ordem Universal que nos faz nascer em uma família e não em outra...
Agradeço àqueles que são difíceis para mim,me ajudando dessa forma a me superar e crescer em compaixão e tolerância.
A todos os professores de todos os cursos que fiz.
Agradeço a mim mesma por ter sobrevivido a tantas dificuldades na infância e adolescência, a tanto racismo e ter superado surpreendentemente.
E por nunca ter desistido dessa proposta de vida inclusiva,reforçada ao conhecer meu Grande Bem : Swami.

A HUMANIDADE É UMA COMUNIDADE. SE FERIR A SI MESMO,FERIRÁ A TODOS.
SATHYA SAI BABA

Paz e Luz
Cris