terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Ri por último quem ri melhor...


Não sei bem se é assim a frase, mas uma coisa é certa: existe coisa mais linda que o amor e a devoção de uma sobrinha cuidando de sua tia?

Com certeza, na minha frase acima tem uma grande verdade, essas duas aí em cima, cada qual no seu riso sincero, estão se divertindo e muito!

O riso da tia é o último ou o da Cris?

Se você sorriu agora ao ver essa foto, o seu riso foi o último, portanto o melhor - no sentido de perpetuar essa energia leve de sorrir.

Sorrir expande o coração, aumenta a alegria de viver e nos torna mais felizes, mais humanos...

Se bem que até alguns animais sorriem, então...

Vamos todos ser felizes, isso é que é o mais importante! :)

Apesar de todas as aparentes ou reais dificuldades, um sorriso sempre abre as portas para o Sol entrar e iluminar toda e qualquer situação...

Abram seus sorrisos e compartilhem o amor!

Seja o primeiro e o último a sorrir, ria sempre! Até a barriga doer, quando puder...

Amor e Luz,

Carol

RISOS,RISOS,RISOS,PRA FESTEJAR! É PRECISO MUITO RISO,MUITO RISO...DEIXA DE TRISTEZA DEIXA PRÁ LÁ!! Quem cantava isso era o síndico...Tim Maia...

Nem lembro direito se a letra é mesmo assim...mas foi meu hino de juventude!

Mesmo com esse vai-e-vem da tiazinha,o riso é farto,aqui no oitavo andar.

E não é que ela está ficando a cada dia mais engraçada? O TOC dela nunca é trágico,e sim cômico!

GELOTOLOGIA.Conhecem?É a pesquisa sobre o riso!

Em uma das tantas revistas periódicas que compro procurando matéria para os blogs, achei essa maravilha:O Poder do Riso !

Vamos lá...vou pinçar as partes interessantes(creio eu)sem tantas referências ,para o leigo,chatas.



QUANDO OUVIMOS UMA BOA PIADA,DAQUELAS QUE NOS FAZEM DESATAR A RIR,NOSSA BOCA PRODUZ UMA SÉRIE DE SONS VOCÁLICOS,CADA UM COM DURAÇÃO DE 1/16 DE SEGUNDO,REPETINDO-A A CADA 1/5 DE SEGUNDO.O DIAGRAGMA SACODE,O CORAÇÃO BATE MAIS RÁPIDO, A PRESSÃO ARTERIAL SOBE E AS PUPILAS SE DILATAM. ENQUANTO EMITIMOS ESSES SONS,O AR SAI DE NOSSOS PULMÕES A MAIS DE 100 KM/H,ANTES QUE,PASSADOS CERCA DE DOIS SEGUNDOS,A OPERAÇÃO SE REPITA.E QUEM QUER QUE ESTEJA OUVINDO ESSA BARULHEIRA,MUITO PROVAVELMENTE VAI FICAR CURIOSO E QUERER SABER O QUE ESTÁ PERDENDO.

ADULTOS RIEM 20 VEZES POR DIA,EM MÉDIA.CRIANÇAS ,ATÉ DEZ VEZES MAIS.RIR É COMPONENTE TÃO SÓLIDO DA EXISTÊNCIA HUMANA QUE ESQUECEMOS COMO SÃO CURIOSOS ESSES ACESSOS DE ALEGRIA.POR QUE RIMOS QUANDO ALGUÉM CONTA UMA PIADA OU NOS TOCA DE LEVE A SOLA DOS PÉS?O SR. SPOCK,POR EXEMPLO,TRIPULANTE DA NAVE ENTERPRISE NA SÉRIE JORNADA NAS ESTRELAS,NÃO ENTENDIA AS RISADINHAS DOS TERRÁQUEOS : ""HUMOR?É UM CONCEITO ESTRANHO.NÃO TEM LÓGICA"",DIZIA. O ESCRITOR HÚNGARO ARTHUT KOSTLER(1905-1983) CARACTERIZAVA O RISO COMO UM REFLEXO DE LUXO,SEM NENHUMA UTILIDADE BIOLÓGICA.

DE MODO GERAL,PORÉM,A NATUREZA NÃO FAZ INVESTIMENTOS INSENSATOS E COSTUMA LIVRAR-SE DE CARACTERÍSTICAS INÚTEIS.PORTANTO,O ÍMPETO DE RIR DEVE TER CONTRIBUÍDO PARA A SOBREVIVÊNCIA NO DECORRER DA EVOLUÇÃO,OU NOSSAS GARGALHADAS TERIAM TIDO O MESMO DESTINO DOS DINOSSAUROS.FILÓSOFOS DA ANIGUIDADE FORMULARAM TEORIAS SOBRE A NATUREZA DO HUMOR,MAS,NA CIÊNCIA,O FENÔMENO PERMANECEU OBSCURO POR MUITO TEMPO.

ATUALMENTE HÁ MUITOS ESTUDOS SOBRE CARACTERÍSTICAS HUMANAS ELEMENTARES,TAIS COMO A CAPACIDADE DE SENTIR MEDO,MAS A PESQUISA SOBRE O RISO-A GELOTOLOGIA-POUCO A POUCO GANHA ESPAÇO.AS TECNOLOGIAS DE IMAGEAMENTO CEREBRAL PERMITEM QUE OS NEUROLOGISTAS OBSERVEM COMO DIFERENTES REGIÕES DO CÉREBRO REAGEM ÀS PIADAS.OS RESULTADOS MOSTRAM QUE O HUMOR É COISA SÉRIA,DEMANDA CERTAS CAPACIDADES MENTAIS E DESEMPENHA PAPEL CENTRAL NA VIDA EM SOCIEDADE.MUITOS GELOTOLOGISTAS CHEGAM A CONSIDERAR O RISO A MAIS ANTIGA FORMA DE COMUNICAÇÃO.

É PROVÁVEL QUE NOSSOS ANTEPASSADOS TENHAM COMEÇADO A RIR MUITO ANTES DO ADVENTO DA FALA.NOSSOS CENTROS DA LINGUAGEM SITUAM-SE NO CÓRTEX MAIS RECENTE,AO PASSO QUE O RISO PROVÉM DE UMA PARTE MAIS ANTIGA DO CÉREBRO,RESPONSÁVEL TAMBÉM POR EMOÇÕES TÃO PROMORDIAIS QUANTO O MEDO E A ALEGRIA.É POR ISSO ALIÁS,QUE RISO ESCAPA AO CONTROLE CONSCIENTE.NÃO SE PODE RIR DE VERDADE ATENDENDO A UM COMANDO E TAMPOUCO É POSSÍVEL REPRIMIR UMA BOA GARGALHADA.



VIAGEM CRIATIVA



OUVIR UMA PIADA,ACHAR ENGRAÇADO,RIR.POR DERTRÁS DESSA CADEIA CASUAL APARENTEMENTE TÃO COTIDIANA E NATURAL OCULTA-SE UM PROCESSO TRABALHOSO.DE ACORDO COM A TEORIA DA INCONGRUÊNCIA,O HUMOR SE BASEIA NA PERCEPÇÃO DE UMA INCOERÊNCIA,DE UM PARADOXO. ENTENDER UMA PIADA VERBAL-LIDA OU CONTADA-DEMANDA VÁRIOS PASSOS DO PENSAMENTO.PRIMEIRO,ESPECULAMOS SOBRE O DESFECHO LÓGICO DA HISTÓRIA,SUBSTITUÍDO POR UM FINAL INESPERADO. DE INÍCIO, A COMICIDADE DO ARREMATE PARECE SEM SENTIDO,POIS NÃO SE ENCAIXA NO CONTEXTO.POR ISSO FICAMOS PERPLEXOS POR UM BREVE INSTANTE.DEPOIS CÉREBRO SE LANÇA À SOLUÇÃO DO PROBLEMA.ABANDONAMOS,ENTÃO,O PONTO DE VISTA INICIAL E PROCURAMOS UMA PERSPECTIVA A PARTIR DA QUAL A COMICIDADE DA CONCLUSÃO SEJA COMPATÍVEL COM O RESTANTE DA HISTÓRIA.POR FIM,OCORRE-NOS QUE O SENTIDO DA PIADA,ADQUIRIDO COM A MUDANÇA DE PERSPECTIVA,TALVEZ NÃO SEJA TÃO ÓBVIO,MAS É DIVERTIDO-E ATESTAMOS ESSE NOVO E SURPREENDENTE CONHECIMENTO NO MÍNIMO COM UM SORRISO.

TODO ESSE PROCESSO SE PASSA EM ALGUNS SEGUNDOS.



........................................................................................................................................................................



PARA O NEUROCIENTISTA VILAYANUR RAMACHANDRAN,DA UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA EM SAN DIEGO,UM DOS PIONEIROS NO ESTUDO DAS BASES DA CONSCIÊNCIA,""A PRINCIPAL UTILIDADE DO ATO DE RIR CONSISTIA ORIGINALMENTE EM DAR AO INDIVÍDUO UMA POSSIBILIDADE DE COMUNICAR A SEU GRUPO SOCIAL QUE A ANOMALIA POR ELE DESCOBERTA ERA TRIVIAL E NÃO OFERECIA MOTIVO PARA PREOCUPAÇÃO"".ASSIM,""HÁ!HÁ! HÁ!""SIGNIFICA DESMOBILIZAÇÃO:NÃO HÁ PERIGO,RELAXEM.DE RESTO,O RISO DESARMA NÃO APENAS NO ÂMBITO PRO DESSES EFEITOS VERBAIS,MAS TAMBÉM BIOLÓGICO:ELE ROMPE A REAÇÃO DE ""LUTAR OU FUGIR"" QUE SITUAÇÕES AMEAÇADORAS DEFLAGRAM,FAZ CAIR O NÍVEL DE ADENALINA E CONTRIBUI PARA REDUZIR A TENSÃO.
A NEUROLOGISTA BARBARA WILD GOSTARIA DE FAZER USO TERAPÊUTICO DESSES EFEITOS POSITIVOS NO TRATAMENTO DE DISTÚRBIOS COMO DEPRESSÃO.""EM PSICOTERAPIA,O HUMOR PARECE UM TABU"",DIZ.""E ,NO ENTANTO,RIR LIBERA.MAIS IMPORTANTE AINDA,TALVEZ:RIR NOS MOSTRA QUE, A QUALQUER MOMENTO,PODEMOS MUDAR NOSSO MODO DE ENCARAR AS COISAS"".É PRECISAMENTE A ESSÊNCIA DE TODA PIADA QUE WILD GOSTARIA DE COMUNICAR A SEUS PACIENTES- SE NECESSÁRIO,COM UMA PITADA DE IRONIA.""DEVEMOS COMPREENDER QUE NOSSOS PROBLEMAS PODEM SER ENCARADOS DE UMA PERSPECTIVA TOTALMENTE DIFERENTE,CAPAZ DE REVELAR SEU LADO CÔMICO"".

ULRICH KRAFT/MÉDICO E JORNALISTA/REVISTA MENTE E CÉREBROEDIÇÃO ESPECIAL:O EQUILÍBRIO DAS EMOÇÕES


Essa neurocientista deveria conhecer o Prof. Hermógenes,nosso querido mestre de Hatha Yoga!
Ele costumava nos reunir, seja em congressos ou palestras para as quais era convidado,para a chamada e concorrida RISOTERAPIA. Era muuuito bom.
Aliás,mesmo em se falando de outras palestras,para um público maior e diverso da Organização Sri Sathya Sai,ele fazia o público rolar de rir...
Tenho a sorte de fazer parte de uma família divertidíssima.Até minhas tias dodóis eram cômicas e a tia Ivone não fica atrás não.Meu padrinho,o João Aragão,era o mestre do riso,da diversão. Quando eu morava em Recife e vinha aqui para congressos,bienais do livro ou simplesmente de férias,corria para a baixada,onde ele morava.Então mesmo em meio a loucuras que vivemos,com doenças em família, o humor sempre esteve presente.

A tia Ivone só perde o borogodó quando tem muita dor....fora isso, ela é hilária.E eu não consigo deixá-la quieta não: adoro beijar o pescoço dela,para ouvir a gargalhada...
E há sequências ótimas: eu pergunto:
-Tia!!!Se eu lhe pegar o que que você faz?
-Eu fico pegada...
-Tia!!!Se eu lhe apertar o que é que você faz?
-Fico apertada...
-Tia!!! Se eu lhe morder o que é que você faz?
-Fico mordida...
E assim vai...ela ri que se sacode toda...
Vejam só o versinho que escutei trocando uma fralda:

QUANDO EU ERA JOVEM
MIJAVA POR UM CANUDO!
AGORA QUE SOU VELHA
MIJO AS PERNAS,MIJO TUDO!

Pode?Quase não dou conta de fechar a fralda...

Paz e Luz
Cris

Obs:Tudo colorido...é quase carnaval...saudades do Galo!